Queloides podem nascer em todos os locais do corpo que sofreram algum trauma na pele, seja por acidente ou por cirurgias na fase de recuperação. 

Para você entender melhor sobre o que é e como é feito o tratamento para queloide, hoje vamos falar sobre:

  • O que é queloide e quais as suas causas?
  • Como é feito o tratamento para queloide?
  • Quando é necessária uma cirurgia?

Confira a seguir!

O que é queloide e quais são as suas causas?

A queloide pode ser definida como um crescimento irregular do tecido cicatricial. 

 

  • Ocorre por conta do excesso de produção de colágeno, resultando em uma pele que se sobressai em relação ao trauma original. Essa pele tem uma aparência mais avermelhada ou mais escurecida.

 

A queloide pode surgir em homens e mulheres, independentemente do tom de pele. Ela ocorre com mais frequência nas regiões da nuca, dos ombros, das orelhas, do centro do peito e em cicatrizes pós-cirúrgicas. 

As causas da queloide são todas decorrentes do processo de cicatrização em casos de queimadura, acne, piercings, tatuagens ou traumas.

 

  • Existem pessoas com mais propensão à queloide por conta do seu histórico familiar. 

 

  • As pessoas que possuem essa predisposição e vão submeter-se a uma cirurgia podem avisar o médico. 
  • Mesmo que não seja possível prever esse crescimento irregular do tecido, o cirurgião pode adotar algumas medidas para prevenir seu surgimento.

 

 

Como é feito o tratamento para queloide?

É possível prevenir o surgimento da queloide e até realizar tratamentos para a sua diminuição (quando o surgimento é inevitável). 

Cada pessoa possui um organismo diferente e, por isso, um dermatologista deve indicar o melhor tratamento para cada caso. 

Alguns dos tratamentos para queloide são: 

  1. Tratamento a laser: recomendado para diminuir a altura da queloide e deixar o tom da cicatriz o mais próximo possível da pele do paciente.
  2. Crioterapia: tratamento de queloides menores. É utilizado nitrogênio líquido para congelar o tecido de fora para dentro, o que ajuda a atenuar o seu tamanho.

Quando é necessária uma cirurgia?

Também é possível fazer uma cirurgia como um tratamento para queloide. Esse procedimento é feito somente em casos mais específicos, quando outros métodos não surtirem efeitos. 

  • A cirurgia de remoção é feita na região tecidual e a pele adjacente é preservada. Após o procedimento, o paciente deve tomar mais cuidado para que não surja uma nova queloide no local.

Se você possui queloides, ou histórico familiar de queloides, avise o seu cirurgião antes de realizar uma cirurgia. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Alexandre Kataoka.