Se você pensa em fazer uma cirurgia plástica, é possível que já tenha procurado em vários sites uma informação aparentemente difícil de se encontrar: o valor. Afinal, qual o preço de uma cirurgia plástica? Neste artigo, iremos explicar os custos envolvidos em uma cirurgia plástica e porque médicos cirurgiões não podem disponibilizar os valores dos procedimentos na internet.

Por que você não encontra valores na internet?

Há uma legislação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Código de Ética Médica que não permite que os preços de procedimentos sejam divulgados pela da internet ou por grandes canais de mídia. 

A resolução CFM nº 1.836/2008 deixa claro que: 

 

  • Art. 1º – É vedado ao médico vínculo de qualquer natureza com empresas que anunciem e/ou comercializem planos de financiamento ou consórcios para procedimentos médicos.

 

  • Art. 2º – Quando do atendimento de pacientes é responsabilidade integral, única e intransferível do médico o diagnóstico das doenças ou deformidades, a indicação dos tratamentos e a execução das técnicas.
  • Art. 3º – Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.

 

 

Portanto, os médicos cirurgiões não têm autorização para disponibilizar informações quanto ao preço de cirurgias. 

Isso pode parecer muito frustrante, tendo em vista que é uma das perguntas mais feitas em consultórios, porém é preciso levar em conta o fato de que os valores de cirurgia plástica que você encontra na internet são valores gerais. Apenas conversando com o seu cirurgião é que será possível saber os valores específicos da sua cirurgia plástica.  

Apesar de não disponibilizarmos valores, é possível listar quatro fatores que irão influenciar no preço da sua cirurgia. São eles: 

 

  1. Tipo de cirurgia
  2. Local de realização da cirurgia
  3. Tipo de anestesia 
  4. Pós-operatório

 

1) Tipo de cirurgia 

 

Cirurgias plásticas maiores terão preços maiores. “Maiores” são aquelas cirurgias mais delicadas, que exigem mais experiência do cirurgião, uma equipe médica maior, como plásticas no rosto, por exemplo. 

 

Em compensação, cirurgias menores terão preços menores. Para saber mais sobre o tempo de duração e sobre a extensão da cirurgia, entre em contato com o seu cirurgião. 

 

 2) Local de realização da cirurgia: hospital ou clínica? 

As cirurgias são realizadas, em sua maioria e para a segurança do paciente, em hospitais. 

Os hospitais, por sua vez, cobram um “aluguel”, afinal irão disponibilizar funcionários, infraestrutura (sala de cirurgia, equipamentos e Unidade de Terapia Intensiva – UTI em casos de emergência), garantindo segurança e bom andamento da cirurgia. O valor cobrado por esse “aluguel” pode variar de acordo com o tempo cirúrgico do procedimento. 

Por isso, é fundamental a avaliação do seu cirurgião para a verificação e previsão de tempo cirúrgico de acordo com o seu caso clínico. 

 

 3) Tipo de anestesia 

Existem três tipos de anestesia que podem ser aplicadas. São elas: 

 

  • Anestesia geral: perda total da consciência e sedação de todo o corpo do paciente.
  • Peridural: sedação de apenas uma região do corpo, geralmente da cintura para baixo.
  • Local: sedação local.

 

Nos casos de anestesia geral ou peridural, é necessária a participação de um médico anestesista para aplicar e monitorar o paciente durante todo o procedimento cirúrgico, fator de segurança que também pode elevar os custos. 

Cirurgias combinadas podem acabar sendo mais baratas justamente por utilizarem apenas uma internação e uma anestesia. Porém, não é sempre que podem ser realizadas. Consulte seu médico cirurgião para entender a possibilidade de realizar mais de um procedimento cirúrgico em uma única internação. 

 

 4) Pós-operatório 

No período de recuperação, serão necessários alguns tratamentos que irão gerar custos extras para o paciente. Os mais comuns são com:

 

  • Sutiã ou cintas modeladoras
  • Drenagem linfática
  • Medicamentos

 

Tratam-se de custos “flutuantes”, pois os itens listados podem ser necessários em maior ou menor quantidade, dependendo da recuperação do paciente; cada caso é único. Para saber quais tratamentos serão necessários no seu pós-operatórios, consulte o seu médico cirurgião. 

 

Esses são os quatro fatores principais que influenciam no preço de uma cirurgia plástica. 

 

Caso tenha mais dúvidas, entre em contato com a Clínica Dr. Alexandre Kataoka.