Uma boa alimentação é ideal para qualquer fase da vida, mas quando são realizadas cirurgias plásticas, as refeições mais saudáveis são indispensáveis – antes e depois do procedimento –, pois o organismo precisa de vitaminas e nutrientes que proporcionem recuperação de forma satisfatória.
Para entender melhor sobre os alimentos que são recomendados para o pós-operatório, hoje vamos falar sobre:
- Importância de uma boa alimentação após cirurgia plástica
- Alimentos recomendados
Confira a seguir!
Importância de uma boa alimentação após cirurgia plástica
Não é tão incomum encontrar pessoas que se submeteram aos procedimentos estéticos e voltaram para a mesma condição anterior à cirurgia. É aqui que encontramos o primeiro fator da importância de uma boa alimentação no pós-operatório: manutenção dos níveis de gordura no corpo.
- Além disso, uma boa alimentação ajudará na cicatrização da pele e no bem-estar geral do paciente.
Quais alimentos são recomendados?
Logo após um procedimento cirúrgico, as refeições começam de forma leve e, em alguns casos, é recomendável que a dieta seja inteiramente líquida ou pastosa, para que o organismo não seja sobrecarregado com a digestão logo após a anestesia.
No caso de procedimentos faciais, como o lifting e rinoplastia, o ideal é escolher alimentos que facilitem a mastigação, a fim de evitar que a área seja forçada, mesmo que involuntariamente.
Veja a seguir alguns alimentos que são recomendados para o momento pós-cirúrgico.
- Frutas cítricas: são elas que fornecem vitamina C em grandes porções durante o pós-operatório, o que ajuda na cicatrização e aumenta a imunidade e a metabolização do ferro no organismo.
- Líquidos: Líquidos são necessários para manter a hidratação e para ajudar a diminuir o inchaço causado pelo trauma da cirurgia. Aqui, além de água mineral, também podem ser adicionados sucos naturais e água de coco, para equilibrar os níveis de sódio e potássio no organismo.
- Grãos: possuem proteínas e carboidratos e são alimentos de fácil digestão.
Evite alimentos multiprocessados e industrializados ou com alto teor de açúcar. Se tiver que comer carne, dê preferência a carnes magras (frango e peixe).
Consulte um nutricionista para saber qual a dieta mais adequada para o seu pós-operatório.