Se engana quem acha que os benefícios da rinoplastia atendem só ao lado estético. Claro que uma das maiores vantagens desse procedimento é a mudança de visual que ele traz consigo, no entanto, essa cirurgia traz outros resultados positivos, oferecendo melhoras significativas para a questão funcional do nariz.
Para lhe explicar melhor sobre esse procedimento, hoje vamos falar sobre:
- Como é feita a rinoplastia?
- Principais benefícios desse procedimento.
Confira a seguir!
Como é feita a rinoplastia?
- A rinoplastia pode ser realizada com anestesia local ou geral.
- Após o início do efeito, o cirurgião faz um corte no interior do nariz ou no tecido entre as narinas para que seja feita a remodelação da estrutura do local.
- Após a remodelação do nariz, o médico fecha as incisões e é feito um curativo com gesso e tampão, a fim de proporcionar sustentação e facilitação da recuperação do paciente.
A recuperação dura, em média, de 10 a 15 dias, sendo necessário que o paciente fique com o rosto enfaixado nos primeiros dias, para manter o nariz apoiado e seguro, facilitando a cicatrização.
É normal que durante esse período o paciente sinta dores ou desconfortos ou perceba inchaço no local. Esses sintomas vão diminuindo conforme o corpo se recupera.
Assim como todos os procedimentos cirúrgicos, são necessários alguns exames antes para checar a saúde geral do paciente, a fim de garantir que não ocorram complicações durante a cirurgia.
Alguns cuidados que são necessários durante o pós-operatório são:
- Evitar exposição ao sol
- Dormir sempre com a cabeça para cima
- Não utilizar óculos de sol
- Evitar esforços nos primeiros 15 dias
Principais benefícios desse procedimento
Vamos iniciar comentando sobre a parte estética do procedimento, afinal, esse é um dos principais motivos para os pacientes procurarem essa cirurgia.
A rinoplastia pode:
- Proporcionar um rosto mais harmônico
- Afinar o nariz
- Marcar o dorso do nariz, ressaltando a parte estética
Mas a rinoplastia também oferece benefícios como para a reconstrução do nariz após uma fratura ou um trauma.
Lesões no nariz podem deixá-lo torto, proporcionar dificuldades respiratórias e dificuldade para sentir cheiros. Neste caso, o paciente pode optar por realizar a rinoplastia reconstrutora, para que o órgão volte a ter boa funcionalidade e boa harmonização com o rosto.
Pacientes que encontram dificuldades para respirar, o que acontece muito pelo desvio de septo e pelo aumento da carne esponjosa, também podem ser submetidos ao procedimento.
Quando a rinoplastia é realizada para reparar esses problemas, o paciente passa a ter mais qualidade de vida.