A queloide representa um crescimento anormal, porém benigno, de tecido cicatricial devido a maior produção de colágeno no local em que houve lesão na pele. Consiste em lesão saliente, avermelhada, rosada ou escura e pode ocorrer em qualquer área da pele.
Pode surgir após cortes, cirurgia, acne, colocação de piercings no nariz e na orelha, entre outros. Mesmo não sendo algo que represente riscos para a pessoa, geralmente causa bastante desconforto, principalmente estético, para quem a tem.
Entre os principais fatores para o seu surgimento está o componente genético; é muito comum em pessoas jovens, entre os 10 e 20 anos, e em pessoas de origem negra, oriental e hispânica, de ambos os sexos – embora o maior número de casos seja encontrado em mulheres.
Para evitar a formação do queloide durante o processo de cicatrização, é importante tomar alguns cuidados, como utilizar protetor solar todos os dias, proteger a região afetada do sol e usar cremes e pomadas recomendados pelo dermatologista quando a pele estiver em processo de cicatrização.