A mastopexia é a cirurgia plástica ideal para quem quer levantar os seios “caídos”. O procedimento reverte a ptose mamária, reposicionando a aréola e retirando a pele flácida. O resultado é uma mama muito mais firme, elevada e simétrica. Esse tipo de intervenção cirúrgica também serve para melhorar a aparência das mamas ao corrigir problemas estéticos causados por gravidez, amamentação, envelhecimento, rápida ganha ou perda de peso e mudanças hormonais.
Além disso, a mastopexia possibilita reposicionar a auréola da mama e alterar o tamanho do bico, caso ele seja muito grande. O levantamento dos seios se dá com a retirada da pele. Para isso, o cirurgião plástico faz incisões ao redor da aréola, que podem se estender até o sulco mamário. A cirurgia consegue devolver a projeção e firmeza a um seio que não era mais robusto.
Essa cirurgia pode ser feita em conjunto com a colocação da prótese de silicone. Se a paciente tiver interesse em colocar o implante, o cirurgião avalia a possibilidade, emitindo seu parecer sobre se a mama é muito flácida e se há grande quantidade de tecido. O lado positivo de se optar por uma Mastopexia com prótese é que o implante dará mais firmeza à mama, entretanto, se for colocada uma prótese grande e a pele da paciente não tiver a densidade adequada, os seios podem ceder e a flacidez voltar.