O propósito dessa cirurgia plástica é o aumento do volume das mamas e proporcionar um melhor contorno, firmeza e simetria, por meio da inserção do implante mamário. É também conhecida como mamoplastia de aumento.
No que concerne à idade mínima para realização do procedimento, não há uma restrição exata, entretanto, se a paciente for jovem, o desenvolvimento das mamas deve estar completo. Também se recomenda, nesse mesmo caso, a paciente ser liberadas pelo ginecologista para que possa se submeter à operação, assim como é necessário ter o consentimento dos pais ou representantes legais.
Outra indicação e recomendação é de a paciente ser emocionalmente madura e possuir um claro entendimento das razões que a motivaram a procurar pela cirurgia. É importante estar segura da decisão, pois uma cirurgia plástica provoca transformações no corpo que, muitas vezes, são irreversíveis. Então pense bem antes de realizar o procedimento!
Seja realista quanto às suas expectativas: o procedimento pode melhorar significativamente a sua aparência, mas não é capaz de atingir a perfeição ou o resultado de outra pessoa.