Uma das cirurgias plásticas mais procuradas no mundo é a mamoplastia de aumento com próteses de silicone, que proporciona à paciente maiores seios, potencializando a autoestima dela.
Apesar de ser uma cirurgia famosa, ainda é comum que as pessoas não conheçam os diversos tipos de próteses de silicone, que possuem diferentes funções.
Pensando nessa questão, hoje vamos abordar:
- Quais são os tipos de próteses de silicone?
- Qual prótese escolher?
Confira a seguir!
Quais são os tipos de próteses de silicone?
O mercado oferta diferentes tipos de próteses de silicone, com variação de tamanho, formato, perfil (como ela se projetará nas mamas), com ou sem texturas, entre outras características, que possuem influência direta no resultado da cirurgia plástica.
A decisão sobre o tipo e o tamanho de prótese é tomada em conjunto com o cirurgião plástico, que levará em conta a característica física da paciente os anseios dela em relação ao novo formato das mamas.
Nesse sentido, leva-se em consideração:
- A altura da paciente
- A elasticidade da pele
- O volume do quadril
- O tamanho do tórax
Nós podemos dividir as próteses de silicone em três tipos:
- Prótese cônica
- Prótese redonda
- Prótese em gota (anatômica)
A seguir, vamos falar sobre cada prótese de silicone com detalhes. Continue lendo este artigo!
Prótese cônica
A prótese cônica é como uma prótese redonda de perfil hiper alto, mas com maior projeção.
A diferença é que a base desse tipo é menor do que a da prótese redonda, proporcionando uma projeção mais central. No tórax da mulher, proporciona uma impressão de seio mais projetado, pelo formato mais pontudo.
Ela se projeta mais na região do mamilo, fazendo com que o volume se concentre no centro das mamas. Isso melhora a proporção corporal da paciente e dá um bom resultado à cirurgia plástica de aumento das mamas com silicone.
- Observação: Pacientes que apresentam o tórax mais estreito costumam ter a indicação da prótese cônica quando submetidas a uma mamoplastia de aumento.
Prótese redonda
Quando se trata da prótese redonda, seu ponto mais alto sempre será o centro do implante, com o silicone distribuído igualmente, de forma simétrica, nas laterais. Volume na região do colo evidenciando as mamas é o que promove a prótese redonda.
- Esse tipo de prótese de silicone é o mais usado, justamente por evidenciar bem as mamas, deixando-as volumosas e projetadas na parte do colo e do pescoço.
Prótese em gota
Também conhecida como prótese anatômica, esse tipo de prótese de silicone é a que mais se assemelha com a mama natural, sendo comumente usada por pacientes que querem um aspecto mais natural do procedimento.
- Esse tipo de prótese é indicado a pacientes que se submeteram a uma mastectomia (remoção da mama em razão da presença de células cancerígenas) e farão a reconstrução.
Qual prótese escolher?
Essa é uma questão que vai depender diretamente da paciente, do objetivo dela com o implante de silicone e do biotipo, para que seja compatível e assimétrico.
É muito comum as pessoas optarem pelas próteses maiores, de maior volume e com o perfil alto. Porém, essa escolha pode resultar em aspecto muito modificado, evidenciando que essa paciente se submeteu a uma plástica nas mamas.