O procedimento é uma das cirurgias plásticas mais difundidas no mundo. Além de ser possível aumentar ou diminuir o tamanho da mama, também pode ser alterado o seu formato.
Por ser uma cirurgia invasiva, são necessários alguns cuidados pós-cirúrgicos específicos para que a cicatrização ocorra corretamente e a prótese permaneça no local certo.
Se você sonha em realizar este procedimento e tem dúvidas sobre o pós-operatório, veja abaixo cuidados e restrições que você deverá seguir após passar por ele.
Confira!
Respeite o tempo de repouso
Logo após a cirurgia, a paciente fica no hospital de 24 a 48 horas. Quando há a liberação para ir para casa, começa uma fase de repouso extremamente importante para a recuperação completa.
Durante esse tempo, que dura aproximadamente um mês, a paciente deverá evitar:
- Carregar peso
- Fumar
- Dirigir
Use o sutiã cirúrgico pelo tempo recomendado!
O sutiã cirúrgico é o que ajuda a manter a prótese posicionada no lugar correto, além de sustentar e proteger os seios durante esse período sensível.
- Essa é uma recomendação que deve ser seguida firmemente.
- O período de uso pode variar de acordo com cada caso, porém ele deve ser empregado constantemente por, pelo menos, um mês inteiro.
Após esse tempo, o médico responsável pela cirurgia poderá liberar o uso do acessório enquanto a paciente estiver em casa ou para dormir, mas é fundamental seguir corretamente todas as recomendações.
Cuide bem da sua alimentação
Uma boa alimentação sempre será bem-vinda e, durante o período de recuperação do procedimento, ela será essencial.
- O acesso a vitaminas e nutrientes é o que vai garantir a melhor cicatrização possível.
- Lembre-se de que esse é um processo que acontece de dentro para fora, portanto preste atenção em tudo que você ingerir.
Evite os banhos de sol
A exposição ao sol durante o primeiro mês também é proibida, podendo ser uma recomendação mais prolongada dependendo da evolução dos possíveis hematomas.
- Outro motivo é que os raios do sol podem acabar escurecendo a cicatriz, que deve permanecer protegida por, no mínimo, um ano.
Não faça exercícios físicos
Assim como pegar ou levantar pesos, os exercícios físicos também estão fora da lista de recomendações após a cirurgia do implante de silicone, por no mínimo 60 dias.
- O tempo recomendado vai depender da técnica que foi usada pelo cirurgião. Por exemplo: Quando o implante é submuscular, a restrição às atividades pode chegar a três meses.