Os seios costumam ser associados como um traço importante para a feminilidade, mas, na realidade, ele são muito mais do que isso: sob a pele da região localiza-se uma variedade de glândulas mamárias, fora o tecido adiposo.
Uma das principais funções das mamas é a de produzir leite durante a gravidez e o período de amamentação do bebê.
O tecido mamário tem o seu tempo de maturação, cujo processo de desenvolvimento inicia-se desde antes do nascimento e alcança a maturidade e o crescimento máximos durante a gravidez.
Existem vários “tipos” de seios. Alguns deles são mais comuns que outros. Conheça mais sobre eles:
Seios assimétricos
Grande parte das mulheres possui algum grau de assimetria nas mamas, inclusive essa não é uma característica exclusiva da região.
Entretanto, há mulheres nas quais a diferença de tamanho entre os seios é mais evidente. Pessoas com os seios assimétricas muitas vezes evitam algumas situações ou blusas mais justas e decotes profundos.
Seios leste-oeste
Esse é um dos tipos que mais geram reclamação entre as mulheres. Ele consiste no desalinhamento dos mamilos à frente do corpo, dando a impressão de eles estarem “olhando” para lados opostos, por isso esse nome.
Normalmente, os seios leste-oeste são um pouco maiores do que o normal, e costuma haver um espaço entre eles, aumentando essa distância entre os mamilos.
Seios caídos
Nesse caso, os seios são mais flácidos, macios e os mamilos ficam direcionados para baixo. É comum ocorrer isso quando os tecidos mamários perdem elasticidade e força.
São uma das maiores queixas nos consultórios de cirurgia plástica. A flacidez pode ocorrer por muitas razões, como ganho ou perda de peso, mudanças hormonais, aumento das mamas na gravidez, etc.
Seios em formato de gota
Os seios desse tipo são mais volumosos na parte inferior do que na parte superior. Eles são um pouco mais arredondados, o que, visualmente, deixa a mama “menos caída”.
O formato costuma ser mais valorizado com sutiãs que oferecem boa sustentação.
Seios em formato de sino
É quando os seios são mais finos na parte superior, próxima ao colo, e ganham mais volume na parte de baixo, na porção próxima às aréolas. Este geralmente é o formato inverso daquele buscado pelas mulheres.