Próteses de silicone podem ser colocadas para tornar seios maiores ou para fins reconstrutivos, como após a mastectomia por câncer de mama. Os motivos variam e os tipos de próteses de silicone também. Por isso, hoje vamos falar sobre:
- Os diferentes tipos de prótese de silicone
- Como é feita a cirurgia para colocar próteses de silicone
- Como é o pós-cirúrgico da cirurgia de próteses de silicone
Confira a seguir!
Os diferentes tipos de prótese de silicone
As próteses mamárias variam, primeiramente, no formato. Existem próteses redondas e em forma de gota. As mais usadas em cirurgias estéticas atualmente são as próteses redondas, pois melhoram a estética do polo superior da mama.
Em seguida, temos as próteses lisas, e próteses texturizadas.
- Lisas: Utilizadas em implantes de panturrilha, glúteo e peitoral. Não é muito usada em implantes nos seios, devido a grande probabilidade de desenvolvimento de contratura capsular.
- Próteses texturizadas: Próteses com superfície mais rugosa. Esse aumento da textura da prótese faz com que o índice de contratura capsular diminua. É o tipo mais utilizado em cirurgias de implante de silicone atualmente.
O tipo de prótese utilizada será decidido pelo paciente juntamente com o cirurgião. Outras questões que serão levadas em consideração ao se escolher o tipo de prótese serão: peso, estrutura corporal, objetivos do procedimento cirúrgico.
Como é feita a cirurgia para colocar próteses de silicone
Como os seios podem continuar a se desenvolver até que o corpo atinja o final da adolescência ou o início dos 20 anos, alguns cirurgiões pedem que as pacientes tenham pelo menos 18 anos para obter aumento de mama com implantes de silicone. Este requerimento da idade, entre outros, serão comunicados durante as consultas preparatórias da cirurgia.
- Antes do procedimento de implante mamário, você se reunirá com seu cirurgião para uma avaliação médica.
- Você pode falar sobre o que deseja quanto ao volume e tamanho e obter feedback do médico.
- Seu cirurgião pode pedir que você pare de tomar certos medicamentos alguns dias ou semanas antes da cirurgia. Exemplo: anticoncepcional.
O procedimento leva de 1 a 2 horas e geralmente é feito com anestesia geral. O cirurgião colocará o implante mamário acima ou abaixo do músculo peitoral, dependendo da técnica e objetivo estético definido previamente durante as consultas.
Como é o pós-cirúrgico da cirurgia de próteses de silicone
Durante o pós-operatório será necessário repouso sem movimentação brusca dos braços durante, pelo menos, 15 dias. A paciente provavelmente terá algum inchaço na área onde a cirurgia foi feita. Com o tempo, o inchaço deve diminuir e as cicatrizes se tornarão menos visíveis.
- Será necessário o uso de tecidos compressores por, pelo menos, um mês.
- Exercícios físicos na parte superior do corpo devem ser evitados durante as 6 primeiras semanas após o procedimento cirúrgico
Se você ainda não tem um cirurgião plástico de confiança para se consultar, venha conhecer a Clínica Dr. Kataoka.