A lipoaspiração é um procedimento que visa retirar a gordura localizada de locais que os exercícios por si só não estão conseguindo eliminar ou deformidades causadas pela gordura abdominal.
Como o procedimento é realizado?
Através de anestesia geral, peridural ou local, são introduzidas cânulas na pele do paciente até o tecido adiposo e é aspirado por meio de um sistema de vácuo a gordura do local.
As cicatrizes da lipoaspiração deixam marcas de aproximadamente meio centímetro e ficam localizadas em locais imperceptíveis para não afetar a composição estética do paciente, sendo necessária uma nova intervenção.
Quando a lipoaspiração é indicada?
O procedimento é indicado para pacientes que possuem gordura localizada em locais que exercícios ou dietas não respondem satisfatoriamente, deixando o indivíduo com deformidades que atrapalham sua autoestima ou geram desconfortos na realização de tarefas diárias.
A lipoaspiração não deve ser utilizada como tratamento para a obesidade, já que mesmo que você perca peso por conta da gordura eliminada, não perderá grandes quantidades de quilos. A lipoaspiração é realizada para modelar e estruturar o local que foi afetado.
Onde é possível realizar a lipoaspiração?
Além do abdômen, é possível realizar a lipoaspiração nas coxas, lateral das mamas, braços, submento e na região dorsal. É possível também realizar o procedimento em vários locais do corpo na mesma sessão, pois há a possibilidade de utilizar a anestesia local, principalmente em sessões que não irão demandar grandes períodos de tempo.
Nos casos mais longos a cirurgia pode durar em média de 3 a 4 horas, variando de acordo com a região a ser modelada.
O paciente deverá realizar jejum de no mínimo 8 horas antes da operação e permanecerá em recuperação na clínica por no mínimo 24 horas, para observação e descanso.