O envelhecimento da pele do rosto acontece principalmente pela perda de gordura e por conta da flacidez dos tecidos. O lifting facial, ou ritidoplastia, é feito no terço médio da face para elevar e reposicionar o tecido e a musculatura, e, inclusive, já é uma das cirurgias plásticas mais populares no País.
A palavra lifting vem do verbo “lift”, que significa “levantar” em inglês. O termo é aplicado para referir-se a cirurgias em que os tecidos necessitam ser recolocados em seus lugares de origem – no caso do lifting facial, isso é feito no rosto. No Brasil, o lifting facial engloba as seguintes regiões: pálpebras, pescoço, mandíbula e área frontal.
Lifting facial é um procedimento cirúrgico do rosto, com o objetivo de rejuvenescer, isto é, eliminar rugas e flacidez e retirar o excesso de pele. A técnica promove um levantamento do rosto, ameniza consideravelmente os vincos e resgata e aprimora os contornos faciais.
O procedimento é recomendado para homens e mulheres com idade superior a 40 anos. Também é indicado para quem tem sulcos profundos na face, como o famoso “bigode chinês”, perda de tônus, flacidez ou rugas.
Esse procedimento é feito por meio de cortes que tornam possível a tração da pele e, com isso, o remodelamento dos tecidos subcutâneos. Os tecidos são colocados em posições que modificam as partes com depressão da face, reposicionando a musculatura.
As incisões são realizadas em diversas áreas da face, incluindo a região bem atrás da orelha, o couro cabeludo e a região temporal.
Outra incisão é feita logo abaixo do queixo, para ajudar a aperfeiçoar a área do pescoço. Para finalizar, na hora de fechar os cortes, utilizam-se alguns adesivos e suturas específicas.
Geralmente a cirurgia é feita com anestesia local ou geral e sedação.
Depois da cirurgia, que leva aproximadamente três horas, é necessário o uso da bandagem em volta da face a fim de minimizar os hematomas e edemas. O curativo é usado por cerca de dois dias, se não houver complicações.
É preciso que o paciente fique em casa e faça compressas de gelo. O repouso tem que ocorrer nos primeiros três dias; depois disso, é sugerido fazer drenagem linfática.
Importante: O paciente deve evitar fazer esforços físicos por até quatro semanas. Além disso, recomenda-se evitar a exposição solar por até três meses. Complicações não costumam comprometer o resultado da cirurgia facial, mas podem incluir: rompimento das suturas, alteração de sensibilidade, dormência, necrose, despigmentação e má cicatrização, entre outras.
Caso esteja interessado em fazer um lifting fácil confira mais sobre isso aqui, entre em contato conosco!