A papada, também conhecida como o “queixo duplo”, ocorre quando há excesso de gordura localizada abaixo do queixo, no começo do pescoço.
Ela não representa, na grande maioria dos casos, nenhum risco à saúde da pessoa, porém costuma causar desconforto estético a quem a tem, além de dar uma aparência de envelhecimento.
Esse “sintoma” ocorre devido à perda da elasticidade da pele com o decorrer dos anos e pode surgir em homens e mulheres, sendo mais frequente a partir dos 35 anos, quando a pele fica mais flácida, junto com o surgimento de rugas, assim como o acúmulo de pele e gordura no pescoço.
Uma das principais e mais efetivas soluções para esse problema é a cirurgia de papada, cervicoplastia ou lifting cérvico-facial.
O procedimento busca melhorar o contorno do pescoço e rejuvenescer a região para deixá-la em sintonia com a face e também mais firme.
Há diversas técnicas disponíveis para sua realização, conforme o caso. Entre os principais, destacam-se a lipoaspiração e o lifting da região.
A lipoaspiração do queixo é uma cirurgia plástica com fins estéticos em que é aspirada a gordura excedente da região do queixo por meio de pequenos orifícios, com a ajuda de cânulas bem finas.
O equipamento é usado em três pontos diferentes: em ambos os lóbulos, na parte de trás das orelhas e o outro na parte de baixo do queixo.
O profissional faz a retirada da gordura presente na região, proporcionando um contorno mais harmonioso à pessoa. A lipoaspiração é indicada a pacientes que não possuem flacidez na área.
O lifting cérvico-facial é orientado para pacientes que, além de terem excesso de gordura, ainda possuem flacidez acentuada na região da papada.
Em situações como essas, para minimizar o queixo duplo, o cirurgião irá fazer a suspensão da musculatura que ficou flácida por meio de suturas internas.
Essa técnica pode ser complementada com a lipoaspiração.
Com a cirurgia da papada, independente da técnica adotada, o mento fica mais evidenciado e em harmonia com o rosto todo, rejuvenescendo-o.
Como o procedimento possui baixa complexidade, pode ser associado a outras cirurgias de forma a trazer resultados ainda mais satisfatórios à face.
Conheça mais sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Alexandre Kataoka aqui.