A gluteoplastia é a cirurgia plástica na qual há o implante de silicone para aumentar o tamanho dos glúteos e modelar o formato do bumbum. O procedimento pode ser feito com a aplicação de anestesia geral ou local (“raqui” ou peridural), de acordo com a indicação do cirurgião. A duração da operação é de cerca de uma hora e meia e, para a realização do procedimento, é necessário ao menos um dia de internação.
O procedimento é feito a partir de uma incisão, de cinco a seis centímetros, no sulco vertical que fica entre os glúteos. A partir dessa incisão, os implantes são introduzidos em cada lado. A prótese fica localizada dentro do músculo glúteo maior, em uma posição anatômica. Com isso, a cicatriz fica pouco visível, por estar entre as nádegas e na altura do cóccix. Também é possível colocar a prótese abaixo do músculo, porém o resultado é esteticamente inferior, o que torna essa técnica pouco utilizada.
As próteses devem são compostas por gel coesivo, lisas ou texturizadas. Próteses de outros materiais podem provocar rejeição do organismo. O uso de silicone injetável é proibido por lei, pois o silicone líquido, geralmente industrial, não é permitido para uso médico. Uma vez no organismo, a substância causa reações de rejeição, com processos inflamatórios graves e de difícil tratamento.