A precaução com o nosso corpo é indispensável para a saúde, seja interna ou externamente… e o rosto não pode ficar de fora! 

  • Todos os dias ficamos expostos à poluição, ao calor e aos raios solares, que podem resultar em problemas sérios e estéticos, como envelhecimento precoce, acne e rugas por estresse. Para que estes sejam evitados, tirar alguns minutos do dia para realizar a skincare é essencial.

Para lhe ajudar a montar uma rotina para o seu rosto, separamos quatro cuidados básicos e poderosos que devemos ter diariamente com a pele do rosto.

Mas antes: O que é skincare?

O termo “skincare” é utilizado para se referir aos passos, aos produtos e à rotina de cuidados com a pele do rosto, que é mais sensível do que a do restante do corpo humano. 

 

  • É por isso que existem produtos direcionados somente para o rosto, como hidratantes, esfoliantes e protetores solares. E, para garantir a eficácia, o tratamento deve ser feito durante a manhã e antes de dormir.

 

Além de uma boa rotina, os produtos devem ser utilizados de acordo com o tipo de pele e com o estilo de vida de cada pessoa. 

  • Exercícios e uma alimentação saudável são importantes para que a rotina de skincare tenha um maior efeito sobre a pele. 

É justamente por ser tão pessoal que os produtos usados não podem ser baseados em uma rotina que não seja a sua própria. 

Veja a seguir o passo a passo de uma boa rotina de skincare!

1. Limpeza

A primeira coisa a fazer de manhã é lavar o rosto com o sabonete que seja direcionado para o seu tipo de pele, seja seca, oleosa, mista ou com acne. Neste último caso, é ideal utilizar sabonete voltado para o tratamento de manchas e espinhas. 

  • Já nos cuidados noturnos, lembre-se de que a maquiagem é a inimiga da pele enquanto você dorme, pois ela é capaz de obstruir os poros, causando espinhas e manchas. 
  • Além da maquiagem, a pele fica exposta à poluição e aos raios solares, como já citado anteriormente. Por isso, é indispensável uma boa limpeza do rosto antes de dormir.

2. Tratamentos 

Após a lavagem, você pode utilizar os produtos destinados aos tratamentos de acne, rugas, oleosidade e manchas. 

  • Na etapa de tratamento, serão aplicados os séruns ou ácidos que, lembrando, devem ser indicados por um dermatologista, afinal, cada pele precisa de um tratamento específico.

3. Hidratação

Para ter uma pele viçosa e macia, a hidratação é um ponto-chave! Ela vem após os tratamentos e também precisa ser específica para o seu tipo de pele. 

  • A textura de alguns hidratantes pode ajudar peles secas e aumentar a oleosidade em uma pele mais acneica. Por isso, tenha cuidado na hora da escolha.

4. Proteção

Por último, mas não menos importante, a proteção. 

  • O protetor solar facial bloqueia a parte nociva da luz do sol (raios ultravioletas), prevenindo contra o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas escuras. Ele deve ser reaplicado durante o dia para garantir segurança para a sua pele.

Se você pretende realizar uma cirurgia no rosto, preste atenção a esses cuidados com a pele. Eles podem ser um bom tratamento pré-cirurgia. 

Para saber mais sobre cuidados com a pele, entre no nosso site.