As estrias são marcas que surgem quando as fibras elásticas e colágenas da pele se destroem, geralmente provenientes do estiramento desta.
Elas se apresentam em formas de linhas que diminuem a espessura da derme e da epiderme. Essas cicatrizes não apresentam sinais antes de aparecerem, mas quando acontece, podem arder e coçar.
As estrias costumam incomodar bastante as mulheres (nas quais têm maior incidência) por causa de seu aspecto estético na pele, mas também podem aparecer em homens.
Costumam surgir em áreas mais propensas à distensão da pele, pois são elas as responsáveis pela sustentação e elasticidades da cútis que, em virtude de uma variável externa, acaba ultrapassando o seu limite suportável de estiramento. É o resultado do “efeito sanfona” (perda ou ganho de peso rapidamente), comum na fase de crescimento da adolescência, gravidez, aplicação de implantes mamários, entre outros.
As regiões em que as estrias mais nascem são as coxas, culotes, quadris, mamas e nádegas.
Cabe ressaltar que a genética da pessoa pode contribuir para o surgimento ou não das estrias.
As estrias são divididas basicamente entre antigas e recentes, características de cores e texturas, além de outros fatores que implicam diretamente em seu tratamento.
Assim que as estrias surgem, elas são roxas e avermelhadas. Isso indica que a região está em um processo inflamatório. Conforme a cicatrização ocorre, é normal que a cor fique mais amena e escura gradualmente.
No começo, é comum sentir coceira e, em alguns momentos, um tipo de desconforto proveniente da ruptura repentina da pele.
Tratem-se de lesões lineares, deprimidas ou discretamente elevadas.
Elas têm aparência branca em virtude da atrofia dos melanócitos e da diminuição de melanina, que é a substância responsável pela pigmentação da pele.
Depois de um tempo que a estria surge, a região passa a receber pouca irrigação sanguínea, dificultando com que haja a regeneração do tecido da pele, por conta da baixa capacidade de células e tecidos se desenvolverem em comparação às estrias novas.
As estrias podem e devem ser evitadas antes de aparecerem e se tornarem marcas definitivas no corpo.
É importante ter cuidado para controlar o peso, suas oscilações e, especialmente, o ganho de quilos; assim, poupa-se a pele de sofrer grandes distensões e mudanças significativas rapidamente.
Aplicar diariamente ou recorrentemente cremes hidratantes, mesmo que não se tenha evidência científica que eles possam de fato prevenir as estrias em algumas fases nas quais há maiores transformações físicas, é uma prática comum e traz ótimos benefícios para a pele e sua manutenção.