A drenagem linfática é um tipo de massagem que utiliza técnicas que ativam o sistema linfático, fazendo com que ele trabalhe de forma mais veloz e efetiva, por meio de movimentos que levam a linfa até os gânglios linfáticos.
Sua principal função é acelerar o processo de desinchaço do corpo e aliviar os líquidos retidos entre as células, além dos resíduos metabólicos.
A linfa é um líquido caracterizado por ausência de cor e viscosidade e por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
Por meio de movimentos específicos, os líquidos e resíduos excedentes são direcionados aos vasos capilares, por meio de manobras que imitam o bombeamento fisiológico natural, encaminhando para que sejam eliminados.
A drenagem linfática também propicia a regeneração dos tecidos, é relaxante e tranquilizante, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestivo, melhora o sistema de defesa do corpo e a imunidade no geral, aumenta a oxigenação dos tecidos, reduz a celulite e a gordura localizada, melhora as condições de absorção intestinal e ainda tem ação anti-inflamatória.
Outros benefícios indiretos de se submeter à drenagem linfática regular são: maior hidratação e nutrição das células, redução do edema, cicatrização mais rápida de ferimentos (como resultado do aumento da irrigação sanguínea e diminuição do edema), maior agilidade na reabsorção de equimoses e hematomas.
Existem dois jeitos de se fazer a massagem; em ambos os casos os efeitos e os procedimentos são basicamente os mesmos:
A drenagem linfática manual é um tipo de massagem corporal feita com as mãos e o polegar, por meio de movimentos suaves e lentos, precisos e com certa pressão em bracelete, repetitivamente, de forma rítmica na pele.
Há várias manobras que podem ser aplicadas durante uma sessão de drenagem, as mais utilizadas são os círculos com os dedos, com e sem o polegar, fazendo pressão e deslizamento e a pressão com a parte lateral da mão.
A drenagem linfática mecânica ou com aparelhos é feita a partir de um sistema inteligente que busca potencializar os resultados da drenagem manual. Sua atuação é mais profunda, por causa dos equipamentos específicos voltados para esse tipo moderno de drenagem.
Um dos métodos desse tipo de massagem é o sistema de compressão, que usa a pressão do ar em diferentes regiões do corpo, estimulando o sistema linfático de modo eficaz, alternando entre a descompressão e compressão.
Submeter-se a uma drenagem linfática é indicado para pessoas com tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, com edema no período gestacional e tensão pré-menstrual.
Também costuma ser recomendada por cirurgiões plásticos como parte do tratamento pré e pós-cirúrgico para que os resultados sejam ainda melhores, especialmente no tratamento pós-lipoaspiração.
É indicada também para pessoas com celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, assim como quem precisa de um relaxamento intenso em determinadas partes do corpo.
Pessoas que apresentam infecções agudas, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, flebites e tromboflebites, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre devem evitar realizar sessões de drenagem linfática, principalmente sem o consentimento e supervisão do seu médico.