A celulite é uma das características físicas que mais incomodam as mulheres. Ela costuma produzir na pele uma aparência ondulada em áreas como bumbum, quadril, coxas, braços e barriga.
Ela ocorre quando há o acúmulo de gordura, toxinas e água nas células, causando inflamação do tecido, o que faz com que as células fiquem cheias, endurecidas e desniveladas, por isso o aspecto descrito.
Seu aparecimento e seu desenvolvimento podem ocorrer em decorrência de vários fatores, como genética, alimentação, sexo, biótipo, flacidez cutânea, nível de atividade física, questões hormonais, distribuição corporal de gordura e peso, alteração na circulação e até aspectos emocionais, como o estresse.
Na prática, o local com celulite fica com marcado com uma aparência de “casca de laranja”, com furinhos bem evidentes na pele.
A celulite é uma condição da pele que pode ter diferentes níveis e cada um deles requer um cuidado e tratamento diferente. A classificação em graus avalia, de maneira objetiva, suas principais características clínicas.
Para identificar o grau de profundidade e complexidade da celulite, deve-se verificar: o aspecto das regiões elevadas da condição, a presença de lesões elevadas, número e profundidade de depressões, a presença de flacidez e os graus da antiga classificação.
Grau 1: Praticamente imperceptível: só é identificada se a pele for contraída ou beliscada.
Grau 2: É um pouco mais evidente: aparecem algumas pequenas ondulações.
Grau 3: Além de visíveis, as ondulações e retrações, quando apertadas, ficam doloridas
Grau 4: Casos mais avançados: a cútis ganha o aspecto de casca de laranja.
Para prevenir que a celulite apareça, são necessários cuidados constantes com corpo e saúde; os benefícios desses cuidados estendem-se à vida da pessoa como um todo.
Lembre-se: a melhor forma de tratar uma condição como essa, que não é grave clinicamente, é pela prevenção. Veja algumas dicas simples e valiosas de como prevenir que ela surja e se agrave:
Os alimentos são o combustível e a matéria-prima para o corpo humano continuar operando corretamente, mantendo-se interna e externamente saudável.
Para evitar e/ou reduzir a celulite, deve-se diminuir a gordura corporal excedente, provocando um alívio nas células e diminuindo as toxinas.
O recomendado é optar por ingerir alimentos como frutas, legumes, verduras e aqueles ricos em fibras.
Deve-se ingerir diariamente cerca de dois litros de água: isso ajudará na eliminação das toxinas, pois boa parte delas sai do organismo pela urina e pelo suor.
Beber bastante água melhora a circulação do sangue, fazendo com que o organismo retenha menos líquido, por conta da boa regularidade do fluxo sanguíneo.
A prática de exercícios físicos com alguma regularidade traz ótimos ganhos para o metabolismo, ajuda a combater o sedentarismo, alivia questões emocionais, como estresse e ansiedade, favorece a queima de gordura e melhora a circulação sanguínea.
Uma boa ideia é associar exercícios aeróbicos e de fortalecimento: assim se consegue diminuir o percentual de gordura, reduzindo as chances de flacidez.