As cirurgias plásticas são as melhores opções para quem deseja realizar uma mudança no corpo. Elas podem ser feitas para aumentar a autoestima quando se está insatisfeito com alguma região do corpo.
Algumas pessoas se sentem pouco confiantes sobre realizar esses procedimentos em razão das dúvidas relativas ao pós-operatório.
Nessa linha de pensamento, hoje vamos conversar sobre:
- O que você precisa saber sobre cirurgias plásticas?
- Principais dúvidas sobre o pós-operatório das cirurgias plásticas.
Vamos lá!
O que você precisa saber sobre cirurgias plásticas?
Algumas cirurgias podem ser realizadas sob anestesia geral ou local, e o tempo de internamento hospitalar varia conforme a área tratada, mas, em média, 3 dias já são suficientes para que o paciente possa voltar para casa.
Porém, a recuperação deve continuar sendo feita em casa e pode demorar entre poucos dias a alguns meses, até que se estabeleça o resultado definitivo.
- Toda cirurgia plástica requer cuidados padrão durante o pós-operatório, contudo, dependendo do caso, outras orientações poderão ser adicionadas.
Alguns cuidados padrão no pós-operatório de cirurgias plásticas são:
-
- Fazer refeições leves e em pequenas quantidades, à base de caldos, grelhados e cozidos, para evitar náuseas.
- Suspender o consumo de cigarro por, pelo menos, 30 dias antes e após a cirurgia plástica.
-
- Comer, diariamente, duas porções de frutas, caldo de legumes ou iogurte com sementes, para manter o funcionamento intestinal.
- Beber pelo menos 1,5 litro de água ou chá para hidratar.
- Urinar pelo menos 5 vezes por dia.
- Repousar numa posição confortável e adequada, de acordo com a cirurgia.
- Trocar o curativo no consultório médico na data marcada.
- Não retirar os equipamentos de proteção, como cinta, sutiã ou dreno, por exemplo, até indicação do médico.
- Tomar os remédios indicados pelo médico, cumprindo a dose e as horas para evitar infecção e dores.
- Evitar exposição ao sol.
- Não realizar exercícios físicos na primeira semana, principalmente quando existem pontos ou grampos.
- Consultar o médico antes de tomar outro medicamento que não o recomendado para saber se não prejudica a recuperação.
Para determinadas cirurgias, pode ser necessário fazer sessões de drenagem linfática, com o intuito de ajudar a acelerar a recuperação. Além disso, reforçamos que cada cirurgia tem os seus cuidados específicos para o pós-operatório.
Outro ponto importante de que o paciente deve estar ciente são os riscos que as cirurgias plásticas oferecem, como:
- Surgimento de trombose
- Acometimento por infecções
- Rompimento dos pontos
- Formação de seromas
- Ocorrência de sangramento
- Aparecimento de hematomas
- Manifestação de embolia pulmonar
- Ocorrência de problemas de cicatrização
- Redução de sensibilidade no local operado
Para potencializar o procedimento e mitigar tais riscos, é fundamental que a cirurgia seja realizada em uma clínica ou em um hospital por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que sejam seguidas todas as recomendações dele no pré e no pós-operatório.
Principais dúvidas sobre o pós-operatório
Como já citamos, o pós-operatório é um momento essencial para o resultado da cirurgia plástica e todo procedimento exige cuidados.
Essa etapa gera diversas dúvidas para quem sonha em realizar uma cirurgia. Para ajudar com isso, trouxemos 5 perguntas comuns e suas respectivas respostas:
- Qual o tempo de recuperação?
Os cuidados pós-operatórios só deverão terminar após o prazo que o médico estipular e depois da avaliação dele, para a verificação de como o corpo está se adaptando ao procedimento.
- Depois de quanto tempo é possível retornar à rotina de exercícios físicos?
As atividades físicas serão realizadas após o período que foi estipulado pelo médico, de acordo com o seu caso. Mesmo assim, é necessário começar por exercícios leves nas primeiras semanas após a liberação médica. Normalmente, é recomendável ficar 30 dias sem realizar grandes esforços.
- Por quanto tempo precisarei ficar de repouso?
Normalmente, o período de repouso absoluto, sem qualquer tipo de esforço físico ou stress, pode durar de uma a duas semanas, dependendo do tipo de cirurgia que foi realizada.
- Quando a drenagem linfática é recomendada?
A drenagem linfática é muitas vezes recomendada após a cirurgia plástica, pois irá ajudar a tratar os edemas e as dores causadas por esse procedimento. Além disso, ajuda a reduzir o tempo de cicatrização e de inchaço do corpo, pois torna mais rápida a liberação de líquidos que são acumulados pelo organismo.
- Quanto tempo sem manter relações sexuais?
No caso de cirurgias como a mamoplastia e a cirurgia íntima (ninfoplastia), o prazo mínimo para manter relações sexuais é de duas semanas, podendo se estender para um mês. O ideal é conversar com seu médico para que ele informe o período necessário, de acordo com a operação realizada.