Não é somente uma boa equipe de operação que garante bons resultados de uma cirurgia plástica. Os cuidados pré-operatórios também são importantes, já que permitem que o paciente esteja realmente preparado, física e psicologicamente, para a mudança que obterá em seu corpo.

Pensando nesses cuidados que, muitas vezes, são padrões para qualquer cirurgia plástica, hoje conversaremos sobre:

  • A importância dos cuidados pré-operatórios.
  • Cinco cuidados antes de cirurgias plásticas.

Confira a seguir!

A importância dos cuidados pré-operatórios

Como falamos, os cuidados pré-operatórios são essenciais para os resultados positivos. É durante essa fase que o cirurgião faz uma bateria de exames e avaliações, com a finalidade de identificar as condições físicas e emocionais de um paciente, para saber se ele está apto a se submeter a um procedimento cirúrgico.

Cabe ressaltar que toda cirurgia plástica apresenta riscos, independentemente do tamanho dela.

Durante a fase pré-operatória, que pode levar semanas ou, em alguns casos, até meses, o cirurgião plástico fará uma série de avaliações e procurará corrigir problemas fisiológicos e psicológicos, que podem aumentar o risco cirúrgico ou prejudicar os resultados do procedimento. 

Além disso, ele dará ao paciente e, caso devam ser envolvidas, a outras pessoas, orientações completas sobre a cirurgia, sobre como será realizada, sanando todas as dúvidas que surgirem.

Cinco cuidados antes de cirurgias plásticas

Conheça a seguir os principais cuidados pré-operatórios de cirurgia plástica:

 

 

  • Identificação de possíveis fatores de risco

 

Antes da realização do procedimento, cabe ao médico investigar qualquer circunstância que possa ocasionar riscos. É necessário, portanto, que ele saiba o histórico de doenças e de cirurgias anteriores do paciente. 

Além disso, o profissional precisa saber se a pessoa que se submeterá à cirurgia possui reação alérgica à anestesia ou a algum outro tipo de medicamento e se faz uso regular de algum remédio. 

 

 

  • Alimentação

 

Os cuidados com a alimentação devem se intensificar no período pré-operatório, afinal, o corpo vai precisar estar bem nutrido para ter uma cicatrização adequada e acelerar o processo de recuperação. 

Por isso, foque em uma dieta balanceada e evite o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar e gordura.

  • Dê preferência a alimentos ricos em ferro, como feijão, peixe, lentilha, ervilhas e espinafre. 
  • Inclua nas refeições carnes magras, cereais integrais, leite e, claro, muitas frutas e legumes. 

 

 

  • Suspenda consumo de bebida alcoólica e cigarros

 

Alguns hábitos perniciosos podem, sem dúvida, prejudicar a cirurgia plástica, acarretando problemas de cicatrização, como é o caso do tabagismo e da ingestão regular de bebidas alcoólicas. 

É importante evitar o uso do cigarro e do álcool algumas semanas antes do procedimento, afinal, são drogas que interferem na hidratação do corpo e na circulação sanguínea.

 

 

  • Mantenha uma boa hidratação

 

Durante o mês que antecede a cirurgia, faça uma boa hidratação da pele, pois isso facilita a recuperação e a cicatrização.

 

 

  • Dialogue com o médico

 

 

Para finalizar, é indispensável que exista um diálogo com o cirurgião responsável pela sua cirurgia plástica. Esse diálogo é para avaliar o seu caso e saber quais alternativas de procedimentos são mais adequadas à sua condição física. É preciso também avaliar com o profissional as expectativas em relação aos resultados do procedimento cirúrgico. 

Outro cuidado muito importante para se ter antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico é escolher um médico-cirurgião que seja habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Para saber mais sobre as cirurgias plásticas, acesse o blog clínica do Dr. Alexandre Kataoka.