Antes de realizar uma cirurgia plástica, é necessário fazer um planejamento do antes e do depois do procedimento, para que você possa alcançar os melhores resultados possíveis e ter uma recuperação sem contratempos.
Este planejamento será passado pelo cirurgião, mas também deverá contar com a ajuda do paciente que deverá ter o período certo para realizar a intervenção cirúrgica no momento ideal.
Pré-operatório
Além dos exames que o médico irá solicitar, o paciente deverá seguir algumas recomendações, principalmente fumantes que deverão abandonar o vício por um longo período de tempo para evitar complicações durante o ato cirúrgico.
A alimentação deverá ser modificada também para que alimentos com muita gordura ou que possam gerar mal-estar durante a operação não sejam consumidos durante a preparação para a cirurgia.
Operação
No dia da operação, o médico irá informar qual é o prazo de antecedência que o paciente deverá chegar na clínica, quanto tempo permanecerá e o que ele deverá levar para o período de recuperação logo após o ato.
Pós-operatório
No pós-operatório, o paciente deverá ter em mente que não poderá exercer suas atividades diárias normais por um período longo. Portanto, deverá realizar a operação em um período que poderá tirar férias do trabalho, além de permanecer em repouso de exercícios ou de tarefas domésticas.
O período é determinado pelo médico, que também indicará uma dieta a ser seguida para uma melhor cicatrização do local.
Após o período de repouso, serão realizadas novas consultas para a análise do local e de seus resultados.