Gordura para realizar a lipoenxertia nos glúteos

A gordura a ser utilizada no enxerto é retirada em outros procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração. É importante lembrar que se trata da gordura subcutânea, ou seja, localizada abaixo da pele. Esse tipo de gordura é mais comum em mulheres; homens possuem mais gordura visceral, porém esse tipo de gordura não é retirado com cirurgias plásticas. 

A quantidade de gordura subcutânea necessária será avaliada durante a consulta com o cirurgião plástico. 

 

 Pós-cirúrgico e recuperação 

As dores e os incômodos dessa cirurgia costumam se concentrar na área em que foi retirada a gordura. A área enxertada costuma não apresentar desconfortos. Alguns cuidados do pós-operatório são: 

  • Não pressionar o local enxertado: recomenda-se dormir de barriga para baixo, para que os glúteos não sejam pressionados.
  • Não realizar drenagem linfática nas duas primeiras semanas de pós-cirurgia: o enxerto não pode ser massageado durante esse período. 

 

É melhor usar gordura natural ou prótese de silicone? 

Cada técnica tem seus prós e contras. 

  • Gordura natural: Gordura natural: a gordura enxertada tem o benefício de causar menos rejeição no corpo, porém, o organismo reconhece a gordura natural e tem a tendência de absorvê-la. Sua taxa de absorção varia para cada paciente, mas pode ser de 20 a 30% em alguns casos. Isso significa que o volume enxertado irá reduzir, em razão disso, é normal que alguns cirurgiões plásticos enxertem uma quantidade extra de gordura para que os resultados sejam satisfatórios.

É importante pontuar que o enxerto nos glúteos não pode ser feito em qualquer área deles. Existem restrições e você deve entendê-las ao conversar com o seu cirurgião plástico.  

  • Prótese de silicone: A prótese tem um resultado previsível, pois não é absorvida pelo corpo como a gordura natural. É inserida dentro da musculatura e é resistente. O tamanho do implante varia de acordo com a anatomia do paciente.

 

A melhor opção depende dos objetivos do paciente e da região em que se pretende colocar o volume. A escolha deve ser feita durante a conversa com o seu cirurgião plástico. Para mais informações diárias sobre as cirurgias plásticas, siga-nos nas redes sociais clique aqui.