Sabemos que o processo de envelhecimento é natural e acontece com todos os seres vivos. No entanto, ele gera algumas marcas aparentes que podem se transformar em um incômodo. O lifting facial é um procedimento que auxilia na prevenção contra esses sinais, disfarçando-os.
Hoje vamos conversar sobre os detalhes desse procedimento, abordando:
- O que é lifting facial?
- Para quem é indicado o lifting facial?
- Como ele é realizado?
- Quais são os principais benefícios do procedimento?
Vamos lá!
O que é lifting facial?
Lifting facial (ou ritidoplastia, nome técnico do procedimento) é uma cirurgia plástica que tem o objetivo de proporcionar um aspecto mais jovial com naturalidade, sem deixar a pele com aparência repuxada ou plastificada.
O procedimento visa:
- Minimizar os sinais de envelhecimento
- Reduzir flacidez e sulcos profundos
- Atuar sobre a queda das bochechas e a pele excedente na região mandibular
- Diminuir alterações no formato do rosto decorrentes da idade.
Essa cirurgia plástica é uma das mais realizadas em solo brasileiro e pode ser feita em paralelo com outros procedimentos, como o lifting de testa e a cirurgia de pálpebras.
Antes de decidir passar pelo procedimento, é importante que você conheça os tipos de lifting facial.
- Minilifting: Este é um termo utilizado para a cirurgia de face que está associada a cicatrizes menores que as habituais. Ele é considerado o mesmo que o lifting facial, porém com um termo novo que promete menor descolamento e menores cicatrizes.
- Lifting temporal: Este procedimento é voltado para o levantamento da região das têmporas, resultando em um melhor posicionamento do supercílio, tornando o olhar mais jovial e descansado.
- Lifting Frontal: Procedimento que visa aprimorar o aspecto das rugas e da musculatura localizadas na região da testa.
- Lifting cervicofacial: Visa devolver os tecidos para sua posição original e tornar a silhueta mais jovial, uma vez que trata da flacidez e do excesso de pele da face e do pescoço.
Para quem é indicado o lifting facial?
O procedimento é muito procurado por pacientes acima dos 45 anos, idade em que os sinais do envelhecimento começam a ficar mais aparentes, causando desconforto. Assim, é indicado para homens e mulheres que buscam o rejuvenescimento facial com resultados que pareçam naturais.
Durante a primeira consulta antes da realização do procedimento, é feita uma análise da pele e dos incômodos apresentados e uma investigação da saúde do paciente para averiguar se ele se encontra apto a realizar a cirurgia sem grandes riscos.
É importante ressaltar que o indivíduo interessado no lifting facial deve ter expectativas realistas sobre o procedimento. O paciente deve ter consciência de que se trata de uma intervenção individual, na qual será considerada a estrutura facial do paciente para que os objetivos sejam alcançados com harmonia do rosto.
Como é realizado o procedimento?
Antes de efetuar o procedimento em si, é preciso tomar alguns cuidados pré-operatórios para garantir sucesso nos resultados da cirurgia.
Alguns deles são:
- Fazer exames de laboratório e/ou avaliações médicas.
- Utilizar novos medicamentos ou ajustar as doses dos já administrados.
- Suspender o hábito de fumar bem antes da cirurgia.
- Evitar medicamentos como aspirina, anti-inflamatórios e os ditos “naturais”.
Durante o procedimento, o paciente é submetido à anestesia, que pode ser geral. Após a administração e início de efeito do anestésico, o cirurgião irá dar início ao procedimento.
De maneira geral, o lifting facial é realizado a partir de uma incisão que começa no couro cabeludo na região temporal, segue em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo.
A gordura pode ser redistribuída ou esculpida na face, o tecido subjacente é reposicionado e os músculos elevados. As incisões então são fechadas, pelo método de suturas ou por meio de adesivos.
Principais benefícios do procedimento
Embora este seja um procedimento relativamente simples, o resultado do lifting facial pode demorar um tempo para se consolidar. A recuperação total pode levar até seis meses e depende de cada caso. Apenas após esse período será possível observar os resultados do procedimento em sua totalidade.
Alguns benefícios desse procedimento são:
- Suavizar rugas e marcas de expressão na testa.
- Corrigir a flacidez nas bochechas.
- Remover o excesso de pele na região do pescoço.
- Deixar a pele do rosto mais firme.
- Suavizar “pés de galinha”.
- Eliminar as rugas entre o nariz e o ângulo da boca, conhecidas como “bigode chinês”.
- Restaurar o contorno da mandíbula.
As cicatrizes do lifting facial são permanentes, mas ficam ocultas pela linha do cabelo e pelos contornos naturais do rosto. Injeções de corticosteroides podem ser aplicadas a fim de melhorar o aspecto das cicatrizes.