Você sabia que existem diversos tipos de anestesias? A anestesia para cirurgia plástica varia conforme o tipo de procedimento estético que será feito. O anestesiologista junto ao cirurgião avalia cada caso na consulta e determina a melhor maneira de proceder.
Anestesia peridural
A Anestesia Peridual é Aplicada entre as vértebras da coluna, essa técnica reduz as chances da paciente desenvolver uma trombose. Por isso, é a opção mais utilizada em procedimentos como a mamoplastia de aumento, abdominoplastia e lipoaspiração.
Anestesia Raquidiana
Para realizar a anestesia raquidiana, uma agulha de pequeno calibre é inserida nas costas, de modo a atingir o espaço subaracnoide, dentro da coluna espinhal. Em seguida, um anestésico é injetado dentro do líquido espinhal (liquor), produzindo dormência temporária e relaxamento muscular. A presença do anestésico dentro da coluna espinhal bloqueia os nervos que passam pela coluna lombar, fazendo com que estímulos dolorosos vindos dos membros inferiores e do abdômen não consigam chegar ao cérebro.
Anestesia local com sedação
É utilizada em procedimentos pequenos e de regiões bem específicas. Por ser menos invasiva, o tempo de recuperação é menor. A anestesia local com sedação é manuseada apenas em cirurgias plásticas no rosto, como rinoplastia, otoplastia, blefaroplastia e lipoaspiração de pequenas áreas.
Anestesia geral
Esse é o tipo de anestésico mais forte. A paciente é submetida ao coma induzido, o que exige sua intubação. Mas fique tranquila, a anestesia geral não é utilizada por clínicas de cirurgias plásticas que atuam com equipes próprias de anestesistas e cirurgiões plásticos especializados.