A primeira consulta relativa a cirurgias plásticas com um cirurgião é o momento de estabelecer um relacionamento de confiança.
Nesse encontro, o paciente tem a chance de sanar todas as suas dúvidas e aprender mais sobre a cirurgia que deseja fazer.
Uma cirurgia plástica envolve alguns cuidados específicos e é um procedimento que vai interferir diretamente na aparência e na autoestima da pessoa.
Para lhe ajudar a entender mais sobre como funciona o pré-operatório, hoje vamos falar sobre:
- A importância da primeira consulta.
- As principais dúvidas na primeira consulta.
Confira a seguir!
A importância da primeira consulta
Não é somente na hora da cirurgia que o paciente e o cirurgião precisam estar alinhados. Criar uma relação de honestidade e confiança com o paciente também é papel do cirurgião para garantir um procedimento mais seguro.
A primeira consulta é onde esse relacionamento começa!
- É nela que o paciente deve sanar todas as dúvidas e o cirurgião deve ser aberto e honesto, contando tudo o que o paciente precisa saber.
Isso vai garantir que ambas as partes não escondam nada e todas as informações necessárias para a cirurgia estejam claras.
Para que esse primeiro encontro seja o máximo efetivo possível, é importante saber quais perguntas fazer na primeira consulta com um cirurgião plástico.
As principais dúvidas na primeira consulta de cirurgias plásticas
Submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser uma escolha planejada com cuidados importantes e necessários, especialmente porque esse tipo de intervenção implica diretamente na aparência e no bem-estar de um indivíduo.
Tratemos a seguir as três perguntas mais frequentes entre os pacientes que procuram a Clínica do Dr. Alexandre Kataoka.
Confira!
- Quais são os riscos?
Toda cirurgia plástica tem os seus riscos no que diz respeito a eventuais complicações que podem surgir, como infecções ou até mesmo o rompimento dos pontos.
Doenças crônicas e outros problemas de saúde também podem representar um fator maior de risco para a realização desses procedimentos.
- Por isso, é de extrema importância que você, como paciente, saiba de todos os riscos possíveis e informe seu cirurgião sobre todos os fatores que podem elevar tais riscos.
- Como é o pós-operatório?
Após uma cirurgia, é necessário manter uma série de cuidados para garantir uma boa cicatrização e os melhores resultados do procedimento.
É interessante perguntar para o cirurgião sobre o tempo de repouso, sobre quando você poderá voltar à rotina, se tem alguma restrição alimentar, se pode praticar exercícios, entre outras dúvidas.
- O que esperar do procedimento?
É interessante que o paciente sane suas dúvidas sobre o pós-operatório, principalmente sobre o processo de cicatrização e sobre o que fazer tendo em vista a diminuição de eventuais dores.
O médico oferecerá alguns medicamentos que podem ser utilizados para alívio da dor no período posterior à cirurgia.
- Além disso, todo procedimento resulta em cicatrizes, que podem ser discretas e até mesmo imperceptíveis, dependendo da cirurgia.
Então, é preciso analisar todas as possibilidades e alinhar o resultado buscado com o cirurgião.