O que adolescentes deveriam considerar antes da cirurgia plástica?
Os procedimentos mais procurados por adolescentes são:
- Rinoplastia
- Otoplastia (cirurgia para orelhas de abano)
- Inserção de próteses de silicone
- Redução das mamas
Se você é adolescente optou por alguma dessas cirurgias, é importante considerar que o seu corpo ainda está em desenvolvimento. Fazer as cirurgias muito cedo pode levar a mudanças nos resultados com o passar dos anos.
- Na adolescência, as mamas ainda estão em desenvolvimento
- As cartilagens da orelha e do nariz podem crescer até os 21 anos
Converse com o seu cirurgião para saber o que é mais adequado no seu caso.
O que pais e tutores deveriam considerar?
É importante que os pais entendam as preocupações, os desejos e as expectativas dos filhos quanto a uma cirurgia plástica.
Depois de compreender melhor o que seu filho espera alcançar, você pode determinar o melhor curso de ação, seja uma terapia para lidar com expectativas corporais irreais ou uma consulta médica para descobrir quais são os resultados possíveis em uma cirurgia plástica.
- É importante lembrar que, de modo geral, a cirurgia estética não vai mudar a vida de uma pessoa. Por isso, se as expectativas forem irreais, será preciso acompanhamento psicológico.
Riscos e benefícios da cirurgia plástica
Todas as cirurgias oferecem riscos, e com as cirurgias plásticas não é diferente. Sabemos que hoje existem muitos influenciadores e “blogueiros” falando da cirurgia plástica como se fosse algo elegante e simples, porém os riscos devem ser entendidos com seriedade. Alguns deles são:
- Infecção da cicatriz
- Rejeição da prótese de silicone
- Morte
- Trombose
Essas complicações são raras – a rejeição à prótese, por exemplo, acontece somente com 3% de todas as pessoas operadas –, porém esses são riscos reais que precisam ser considerados.
Quanto aos benefícios, podemos citar:
- Menor tempo de recuperação: quanto mais saudável e jovem o paciente for, mais rápido o corpo se recuperará.
- Possibilidade de realizar o procedimento em férias escolares.
Consultar cirurgiões plásticos credenciados é a melhor maneira de esclarecer qualquer dúvida, então tenha certeza de que está se consultando com um bom médico.