Como evitar tonturas 

Uma das maiores causas de tontura no banho está ligada ao uso das cintas compressoras. Após a cirurgia, você irá utilizar cintas compressoras por um período de aproximadamente 45 dias. 

As cintas comprimem os vasos sanguíneos. Quando você tira a cinta, eles se expandem rapidamente, o que pode causar tonturas. 

Para reduzir as tonturas, recomendamos: 

 

  • Retirar a cinta compressora estando deitada
  • Aguardar cinco minutos deitada, após retirar a cinta, antes de tomar o banho

 

Enquanto você estiver utilizando cinta compressora, recomendamos pedir ajuda a um familiar na hora do banho. Isso pode lhe ajudar caso você tenha tonturas ou se sinta mal. 

 

Leve um banquinho para o chuveiro 

É comum que nos primeiros 15 dias a paciente se sinta cansada ao mínimo esforço físico. Portanto, leve um banquinho para o chuveiro. 

Isso pode ajudar com as tonturas, com o cansaço e também a ser mais independente na hora do banho (e dispensar a ajuda do familiar). 

Lembre-se de pedir que alguém higienize o banquinho após cada banho. 

 

Prefira banhos mornos 

Banhos muito quentes, que transformam o banheiro em uma sauna, não são adequados para o pós-operatório. O vapor da água quente pode piorar o edema na pele, além de causar tonturas e queda de pressão. 

 

  • Nos primeiros dias do pós-operatório prefira banhos mornos ou frios

 

Converse com o seu médico para saber quando você poderá voltar a tomar banhos quentes, afinal, esta não é uma recomendação para o resto da vida. Apenas para o período de pós-operatório. 

 

Prefira sabonetes antissépticos 

Sabonetes antissépticos podem lhe ajudar a limpar e proteger a sua pele da proliferação de bactérias. 

Durante o pós-operatório, indicamos a utilização de sabonetes antissépticos líquidos, para que você tenha facilidade de aplicação no corpo. 

 

Você tem mais alguma dúvida sobre cirurgias plásticas e os cuidados necessários para bons resultados? Siga-nos nas redes sociais (clique aqui)! Lá compartilhamos conteúdos diariamente.