Estar em boas condições físicas antes da cirurgia plástica contribui significativamente com os resultados do procedimento e após a cirurgia os exercícios físicos ajudam a tonificar a musculatura, o que maximiza os efeitos sobre a região submetida à operação.
O mínimo, de forma geral, para o retorno às atividades físicas leves como caminhada ou bicicleta ergométrica é de 15 dias. Para regressar aos exercícios físicos de movimentos moderados a intensos são, em média, 30 dias. Quem define a liberação é o cirurgião plástico, conforme a resposta orgânica do paciente.
Não significa que o paciente precise passar o dia todo deitado. Pelo contrário, deve se movimentar, mas com cautela e sem esforços. Não existe cirurgia plástica que exija repouso total no leito durante o pós-operatório.
Depois da cirurgia, os exercícios físicos ajudam a tonificar a musculatura, o que melhora os efeitos sobre a região submetida à cirurgia plástica. Mas para que estes não interfiram nos resultados da cirurgia, é preciso analisar caso a caso antes de voltar a praticá-los.