A blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, é um procedimento estético com finalidade de retirar o excesso de pele nas pálpebras. É muito comum ser feita nas pálpebras superiores, mas também pode retirar a gordura nas pálpebras inferiores.
Em alguns casos, uma aplicação de toxina botulínica é realizada junto com o procedimento da blefaroplastia, visando um melhor resultado e um rosto mais jovial.
Para sanar as suas dúvidas, hoje vamos falar sobre:
- Como funciona a cirurgia das pálpebras
- Quando ela é indicada
- Como é o pós-operatório
- Benefícios da blefaroplastia
Confira a seguir!
Como funciona a cirurgia das pálpebras?
Esse procedimento pode ser realizado por um cirurgião plástico ou por um oftalmologista que seja especializado na plástica ocular.
- Geralmente, é feito com aplicação de anestesia local e, dependendo de como ocorre a cirurgia, o paciente pode ser liberado no mesmo dia.
- Antes de começar, o profissional responsável irá demarcar o local onde será feita a cirurgia, seja na pálpebra superior, na inferior ou em ambas.
Serão feitos alguns cortes para retirar a pele e a gordura localizada e, logo depois, o local é costurado, contando com Steri-Strips na sutura.
Quando ela é indicada?
Esse procedimento geralmente é indicado para pessoas com mais de 40 anos, quando começa a perda da elasticidade da pele.
- Pode ser feito também para subir as sobrancelhas e as pálpebras.
- A famosa cirurgia das pálpebras também pode ser realizada em pessoas mais novas, mas que possuam alguma dificuldade genética no local.
Como é o pós-operatório?
Geralmente, a recuperação desse procedimento leva em torno de duas semanas e, durante esse período, o paciente deverá:
- Colocar compressas frias para diminuir o inchaço.
- Dormir de barriga para cima.
- Usar óculos para evitar exposição à luz solar.
- Evitar maquiagem.
- Fazer uso de protetor solar para que as cicatrizes não fiquem escuras.
Mesmo após esse período, outra consulta deverá ser marcada com o médico responsável pela cirurgia para a retirada dos pontos.
- Essa cirurgia não é conhecida por oferecer muitas complicações, porém, é comum que o rosto do paciente fique um pouco inchado e que surjam manchas roxas e pequenos hematomas.
- A sensibilidade à luz também pode se fazer presente nos dois primeiros dias.
As cicatrizes geralmente ficam imperceptíveis.