A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa retirar o excesso de pele e de gordura localizada e proporcionar a recuperação da firmeza dos músculos da região abdominal, resultando em uma barriga mais tonificada e lisa. Por meio dessa cirurgia, também é possível remover as estrias localizadas na parte inferior do abdômen, como consequência da remoção da pele.
A cirurgia não é indicada como um tratamento à obesidade ou uma alternativa para substituir uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física; ainda, para se submeter ao procedimento deve-se estar saudável e relativamente em forma. Também se deve ressaltar que nos casos dos pacientes cuja musculatura da parede abdominal é muito fraca, a costura realizada durante a cirurgia pode ficar comprometida, uma vez que os músculos não são estabilizados tão facilmente.
Geralmente, a abdominoplastia é muito requisitada por mulheres, especialmente aquelas que já foram gestantes, pessoas com predisposição para acumular gordura na região da barriga ou quem teve perda substancial de peso. Como resultado desses acontecimentos, essas pessoas desenvolvem maior flacidez da pele, depósitos de gordura e estrias na região da barriga. A cirurgia também é indicada para pessoas com diástase dos músculos retos abdominais.