A mini abdominoplastia é uma cirurgia estética que possui o objetivo de retirar uma pequena quantidade de gordura que é encontrada na parte inferior da barriga.
Esse procedimento é voltado para pessoas já magras, mas que possuem excesso de flacidez, estrias ou um pequeno acúmulo de gordura e que não conseguem obter resultados apenas com exercícios físicos e uma dieta balanceada.
Para lhe ajudar a entender mais como funciona este procedimento, hoje vamos falar sobre:
- A diferença entre abdominoplastia e mini abdominoplastia.
- Como é feita?
- Principais cuidados pós-operatórios.
Confira a seguir!
A diferença entre abdominoplastia e mini abdominoplastia
Embora a abdominoplastia seja um dos procedimentos mais procurados em clínicas de estética, muitas vezes ela não é necessária. Além de ser mais invasiva, a abdominoplastia completa é voltada para pacientes que possuem um alto nível de excesso de pele e gordura.
Ambas as modalidades têm o mesmo objetivo, mas com algumas diferenças:
- Tamanho da incisão: A abdominoplastia completa costuma ir de uma ponta do quadril à outra; a sua versão simplificada necessita de um corte menor, apesar de ser aproximadamente o mesmo.
- Posicionamento do umbigo: A abdominoplastia completa implica em uma cicatriz em torno do umbigo por conta do esticamento do tecido. No caso da mini abdominoplastia, a remoção de pele é menor e não altera o posicionamento natural do umbigo.
- Período de recuperação: Por ser um processo mais simples e curto, a miniabdominoplastia proporciona um período de recuperação mais rápido, diferente da técnica completa, que exige, no mínimo, 10 dias de repouso total.
Como é feita a cirurgia?
Mesmo sendo considerado mais simples do que a técnica completa, a mini abdominoplastia é feita com anestesia peridural, com sedação intravenosa ou anestesia geral. Portanto, só pode ser feito em um ambiente hospitalar, por um cirurgião habilitado.
O responsável pela cirurgia fará a retirada do excesso de pele e da gordura abaixo do umbigo e, caso necessário, os músculos serão amarrados na região abaixo do umbigo. Esse procedimento pode demorar cerca de 2 horas para ser feito e o paciente pode receber alta após 12 horas, se tudo sair dentro do esperado.
Principais cuidados pós-operatório da mini abdomonoplastia
Mesmo que o pós-operatório da mini abdominoplastia seja mais rápido do que a abdominoplastia clássica, ainda são necessários alguns cuidados semelhantes, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia. Alguns deles são:
- Utilizar a cinta abdominal todos os dias, pelo período de 30 dias.
- Evitar grandes esforços no primeiro mês, ou seja, não pegar peso ou fazer exercícios físicos.
- Evitar tomar sol durante o tempo determinado pelo cirurgião.
- Se possível, não se esticar muito para trás nos primeiros 15 dias, para que os pontos não sejam abertos abruptamente.
- Dormir de barriga para cima nos primeiros 15 dias.
Também é indicado que o retorno completo às atividades diárias seja feito cerca de um mês após a cirurgia.
Ressaltamos que durante esse período é indispensável a realização de, pelo menos, 20 sessões de drenagem linfática manual, iniciando no terceiro dia depois da cirurgia.